Cultura Digital – Hackeando a Distopia | Episódio 9

No nono episódio CULTURA DIGITAL – HACKEANDO A DISTOPIA: no início do século XXI, no auge das políticas públicas do Ministério da Cultura para o campo do digital, acreditávamos estar fazendo uma verdadeira revolução cultural e tecnológica no Brasil.

Pontos de Cultura com seus estúdios multimídia com tecnologia livre se espalhando pelo Brasil, revisão de marcos regulatórios da cultura e da internet, e por aí vai.

Como chegamos no cenário atual de algoritmos, vigilância e fake news, e quais as brechas, precauções e oportunidades encontramos hoje para sobreviver em um mundo culturalmente digitalizado?

Conversamos com Juca Ferreira, sociólogo e ex-Ministro da Cultura, sobre o processo de demolição e destruição de todas as conquistas dos últimos anos que o setor cultural enfrenta e Ivana Bentes, pró-reitora de extensão da UFRJ, que nos lembra que o Brasil é essa força de transformação do mais hostil em força de criação.

Sil Bahia, comunicadora e idealizadora do PretaLab, afirma que sua geração é o sonho de muita gente que veio antes da gente, e Pedro Jatobá, coordenador da Universidade Livre da Chapada da Diamantina, faz um alerta: a tecnologia também é uma questão de soberania nacional.

Dríade Aguiar, da Mídia Ninja, traz que todas as militâncias tem dois campos – o hackeamento e o aquilombamento – e conclui que o grande rolê é quando esses dois se encontram.

#Tropifagia #cultura #Audiovisual #Brasil #Politica #CulturaBrasileira #CulturaPopular #CulturaColetiva #Pindorama #Visibilidade #Conhecimento #PovosOriginários

Date:
DIREÇÃO:
Thiago Pondé e Aline Carvalho
ROTEIRO:
Thiago Pondé e Aline Carvalho
EDIÇÃO:
Nin La Croix, Marina Murta e Alessandra Stropp
PRODUÇÃO:
Carol Viana
ASSISTENTE:
Desireé Brito
DESIGN:
Estúdio Vértebra
FOTOGRAFIA:
Luan Carvalho
PESQUISA:
Aline Miranda
ASSESSORIA:
Flávia Tenório
COMUNICAÇÃO:
Saulo Rocha
ASSESSORIA:
Flávia Tenório
MÍDIAS:
Julia Cavalcanti
LIBRAS:
Regiane Eufrausino
CATERING:
Nathália Queiroz