Tropifagia

SINOPSE

Por meio do termo “tropifagia”, são apresentadas neste livro abordagens, reflexões e impulsos importantes para o atual momento de emergências, em ensaios memoriais, conversações, escritas, e a memória da Cena Tropifágica. Passado, presente e futuro se misturam em narrativas de Brasis possíveis que sempre estiveram em disputa. Além disso, às contribuições da Antropofagia, da Tropicália e do programa Cultura Viva se somam as experiências dos autores, sob três interfaces temáticas: o Brasil como símbolo, a dimensão criativa e filosófica da arte, e as diversas culturas humanas que compõem o país. O livro deu origem à iniciativa Narrativas de Brasis.

Faça download do Livro Tropifagia

Dissertação Mestrado - Thiago Pondé

Publicado em Revista Especializada

ACERVO

LIVRO TROPIFAGIA: Comendo o país tropical

ALINE CARVALHO

Pesquisadora e consultora em projetos culturais, educativos e comunitários. Formada em Estudos de Mídia pela UFF (2008) e mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 (2012), conclui em 2023 o doutorado em Psicossociologia pela UFRJ, com a tese: “Ser em ação: Reflexões sobre motivação e engajamento da juventude”. É autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura (Ed Multifoco, 2009), co-autora do livro “Tropifagia: comendo o país tropical” (EdUFBA, 2020) e organizadora do ebook “Narrativas de Brasis: Conversações” (2023). Co-idealizadora e conselheira da Cena Tropifágica, Tropifagia e Narrativas de Brasis, em 2016 dirigiu e editou o curta “Bate papo tropifágico com Gilberto Gil”, em 2021 foi diretora, apresentadora e roteirista do webprograma Narrativas de Brasis exibido pela Midia Ninja, e em 2023 assina a direção e roteiro do documentário Narrativas de Brasis.doc, com o registro do processo de criação do webprograma e livro digital. Com experiência em políticas públicas para a cultura, atua há mais de dez anos em projetos junto à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Fórum Estadual de Pontos de Cultura RJ, além de ser uma das idealizadoras do Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião e diretora administrativa da Oficina Escola As Mãos de Luz. Desde 2014 coordena o programa Gaia Jovem e é conselheira e educadora do Desenho do Projeto de Vida e do Festival Collab Jovem – pioneiros na aprendizagem autodirigida em educação para sustentabilidade para jovens no Brasil.

THIAGO PONDÉ

Filósofo e artista. Autor do livro “Tropifagia: comendo o país tropical” (Edufba, 2020), fruto de estudo de mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (2016-2018/UFBA). Diretor, roteirista e apresentador do webprograma Narrativas de Brasis (2021). Co-organizador do livro Narrativas de Brasis – Conversações (2023). Idealizador da experiência intitulada Cena Tropifágica (2011-2017). Ganhador do Prêmio Lab Cultura Viva em 2012. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2006-2010) e cantor com formação pela Escola Baiana de Canto Popular (2006-2008). Acumula também experiências como ator e assistente de direção nas áreas de Teatro, Música e Audiovisual, com formação incompleta em atuação teatral pela Sitorne Estúdio de Artes Cênicas (2006-2008). Diretor e cantor da peça de teatro musicado O Jardim de Humberto Porto (2015), com a qual abriu a noite da V Virada Cultural de Camaçari (2017) para os shows de Lenine (PE) e Saulo (BA), e, apresentou-se no Festival Cena, Som e Fúria (2016) em Salvador, no Centro Cultural do Banco do Nordeste (2017), em Fortaleza, entre outros espaços culturais. Atualmente está em processo de conclusão de pesquisa acerca da vida e da obra do compositor baiano da Era do Rádio, Humberto Porto, em formação de doutorado (2019-2023) pelo mesmo programa da UFBA no qual concluiu o mestrado.

  1. Encontro com Gilberto Gil

    O núcleo de coordenação do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE encontra-se com Gilberto Gil, em agosto, na GeGe Produções para conversar sobre temas como política, arte, cultura, espiritualidade, e sobre a Bienal da entidade, que seria realizada no ano seguinte (2011) no Rio de Janeiro. Dessa conversa surgiu o termo Tropifagia e também o espaço de experimentação artística Cena Tropifágica, articulada por Thiago Pondé e Aline Carvalho. Na foto com Gil: Cássia Olival, Guilherme Barcelos, Thiago Pondé, Fellipe Redó, Aline Carvalho, Rafael Buda, e Harlen Oliveira.

  2. Encontro com Jorge Mautner e Luiz Galvão e Acervo Artístico

    Construção do acervo de multilinguagem Comendo o país tropical com 4 fotografias, 2 pílulas audiovisuais, 5 canções, e 3 poesias. Desse processo criativo participam cerca de 20 criadores, dentre eles Jorge Mautner e o novo baiano Luiz Galvão, além de nomes do cenário alternativo da arte e jovens da comunidade da Babilônia (RJ) e do Turano (RJ), como Mariella Santiago, Karla da Silva, Rafael Pondé, Thiago Pondé, Silas Giron, Maurício Chiari, Marcos Odara, Edson Big, Breno Chagas e Lucas Vinícios. Na foto com Mautner: Alessandra Stropp, Aline Carvalho, Nin La Croix, Thiago Pondé e Maurício Chiari.

  3. Show Convida e realização de dois projetos

    Após longa pausa por questões estruturais e particulares, a Cena Tropifágica assina a realização de dois projetos culturais no Estado da Bahia: Bahias Intemporais, uma plataforma artística com oficinas e apresentações de trabalhos autorais, ao lado da Multi Planejamento, e o Curto Circuito Sonoro, oficinas de música e mostras artísticas colaborativas, no Teatro Castro Alves, junto com a Sena Produções Culturais. Como atividade de encerramento do projeto Bahias Intemporais, em Salvador, a Cena Tropifágica apresenta o show coletivo Convida de abertura para o fechamento do evento com Jorge Mautner.

  4. Pesquisa acadêmica

    O idealizador da Cena Tropifágica (2011-2017), Thiago Pondé, inicia pesquisa de Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA) sobre o universo conceitual do termo Tropifagia, sob orientação do Prof. Leonardo Boccia, estudo dissertativo defendido em 2018 - e que deu origem ao livro publicado em 2020 pela Edufba, base do projeto Narrativas de Brasis.

  5. Carnaval Salvador e Desfile Tarado ni Você

    Encerramento dos trabalhos da Cena Tropifágica (2011-2017) com apresentação no palco principal do Carnaval no Circuito Batatinha (Pelourinho) em Salvador e como tema - tropifagia - do desfile anual do bloco Tarado ni Você em São Paulo.

  6. Lançamento de livro e Live

    O livro Tropifagia: comendo o país tropical é lançado em setembro editado pela Edufba. Thiago Pondé convida Aline Carvalho, co-idealizadora da Cena, para publicação conjunta seguindo estrutura similar do formato da dissertação com prólogo, ensaios memoriais, conversações, memória da Cena Tropifágica e epílogo. O livro contempla uma seção nova chamada Escritas e novos textos nas seções Conversações e Ensaios Memoriais. Thiago e Aline idealizam juntos a live de lançamento do livro chamada Narrativas de Brasis: Sarau debate de emergência cultural, em parceria com a Emergência Cultural e a Mídia Ninja, com a participação de Mãe Beth de Oxum, Kaê Guajajara, Dai Ramos, Aline Miranda, Ana Lúcia Enne e Jhon Bermond.

  7. Narrativas de Brasis na Mídia Ninja

    O webprograma Narrativas de Brasis é exibido pela Mídia Ninja com 46 convidadas e convidados das cinco regiões do país. Os episódios temáticos seguem disponíveis na playlist do canal de Youtube da Mídia Ninja. Durante os meses de exibição, de maio a setembro, o Instagram da Mídia Ninja também veicula e viraliza teasers dos episódios e a resposta dos participantes à pergunta: O que é o Brasil pra você?.

  8. Raízes da Tropifagia na TVE

    Exibição especial do episódio de estreia do webprograma Raízes da Tropifagia na TVE Bahia por conta da comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna. Este episódio aborda o trabalho de 10 anos do projeto e dialoga com os três movimentos que dão base conceitual para o nascimento do termo Tropifagia: a Antropofagia, a Tropicália, e o Cultura Viva, com a participação de Tom Zé, Juca Ferreira, Célio Turino, Letrux e Mãe Beth de Oxum.

  9. Brasil 2022: Ativando a comunidade criativa de Lumiar

    Realização do debate "Brasil 2022: Ativando a comunidade criativa de Lumiar", em 13 de fevereiro, no espaço cultural Casa Nápoles, em Lumiar, na região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O evento, sediado pelo Cineclube Lumiar, exibiu o episódio Raízes da Tropifagia. Após a exibição, o debate teve mediação da autora e diretora Aline Carvalho e contou com a participação da produtora cultural Nativa Yawanawa, a educadora Tati Jesus, o diretor teatral Ticiano de Souza, além da pesquisadore Marina Murta. Na ocasião, foi lançado o pulso de encontros abertos para a construção do que veio a se tornar o Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião, importante articulação do setor cultural local em 2022.

  10. Livro Digital Narrativas de Brasis: Conversações e .doc
LIVRO DIGITAL

29 conversações
sobre Brasis

AGRADECIMENTOS

DEPOIMENTOS

"Vocês estão fazendo história"

“O trabalho é importante para que as novas gerações conheçam mais sobre a cultura brasileira. Vocês estão fazendo história”

Jorge Mautner
Músico

"Vivam vocês, Tropifagia

“Vivam vocês, Tropifagia, e que a equipe continue trabalhando bem, com força, consciência e alegria”

Tom Zé
Músico

"Um belo e inspirador trabalho"

“Um belo e inspirador trabalho sobre o Brasil”

Edilene Matos
Professora e pesquisadora da UFBA
PARCEIROS