Se eu quiser falar com Deus | Episódio 6
No sexto episódio SE EU QUISER FALAR COM DEUS: sobre espiritualidade, religião, propósito, ancestralidade, e pandemia.
Com a participação do teólogo Leonardo Boff, das yalorixás Mãe Beth de Oxum e Thiffany Odara, da educadora Ana Thomaz, da artista Moara Ananindeua, do Ponto de Cultura Jongo de Pinheiral (RJ), e do projeto Atuar Música.
Leonardo Boff apresenta a Carta da Terra, com iniciativas para cuidar da casa comum (a terra) e reclama por uma relação do capitalismo menos exploratória com a natureza, além de apontar que a espiritualidade está para além da religião.
Mãe Beth fala sobre a cultura afroindígena e sua conexão com a terra e com a espiritualidade, critica o sistema político e sua ênfase excludente e preocupada apenas com a economia, e aponta a festa como um sentido para a humanidade viver com menos angústia e tristeza.
Thiffany Odara revela sobre seu percurso até ser escolhida pela espiritualidade para cuidar do terreiro fundado por sua avó, em Lauro de Freitas, e como ultrapassou o tabu social em relação a sua identidade de gênero. Ana Thomaz comenta sobre a não distinção entre espiritualidade e matéria, o paradoxo da realização do ser, e sobre a pandemia revelar o colapso do sistema que vivemos de maneira escancarada.
O episódio conta ainda com apresentação do Jongo de Pinheiral, uma saudação a Yemanjá pela dançarina Moara Ananindeua, e uma performance do Atuar Música – com Thiago Pondé e João Weber -, da música Se eu quiser falar com Deus, de Gilberto Gil.
#Tropifagia #cultura #Audiovisual #Brasil #Politica #CulturaBrasileira #CulturaPopular #CulturaColetiva #Pindorama #Visibilidade #Conhecimento #PovosOriginários
Date:
9 de janeiro de 2023